Educação Financeira
a partir das questões do

Fatura

Sarah recebeu esta fatura pelo correio:

Belas Roupas

Sarah Silva

Avenida Brasil,179

Kensinton

ZedLândia, 1123

Fatura

número da fatura: 2034

Data de emissão: 28 de Fevereiro

Belas Roupas

Avenida 22 de Maio, 2003

ZedLândia, 5813

código do produto descrição quantidade custo unitário total (sem impostos)
T011 Camiseta 3 20 60 reais
J023 Calça Jeans 1 60 60 reais
S002 Lenço 1 10 10 reais

Total excluindo impostos:

Imposto (10%):

Entrega:

Total incluindo impostos:

Já pago:

Total:

Data de Vencimento:

130 reais

13 reais

10 reais

153 reais

0 reais

153 reais

25 de Março

Questão 1: Porque está fatura foi enviada a Sarah?

A. Porque Sarah precisa pagar o dinheiro para a Belas Roupas.

B. Porque a Belas Roupas precisa pagar o dinheiro para Sarah.

C. Porque Sarah pagou o dinheiro para a Belas Roupas.

D. Porque a Belas Roupas pagou o dinheiro para Sarah.

Questão 2: Quanto a Belas Roupas cobrou pelo delivery das roupas?

Questão 3: Sarah percebe que a Belas Roupas cometeu um erro na fatura: ela encomendou e recebeu duas camisetas, não três. A taxa de postagem é uma taxa fixa. Qual será o total da nova fatura?

Solução

Questão 1: A. Porque Sarah precisa pagar o dinheiro para a Belas Roupas.

Questão 2: 10 reais

Questão 3: 131 reais

Comentários

Questão 1: Esta questão solicita que os alunos entendam o que é uma fatura e o que se deve fazer com ela.

Para resolver a questão, os estudantes deverão saber o que deve ser feito quando recebem uma fatura.

Uma possivel interpretação equivocada seria o estudante imaginar que se trataria de uma nota fiscal, que é um documento emitido normalmente após o pagamento por um produto ser realizado. Por isso, seria interessante discutir com os alunos o significado de diversos tipos de documentos e suas funções, como faturas (indicativo de valor a ser pago), boletos (método de pagamento) e notas fiscais (documento que atesta legalmente a realização da venda de um produto ou serviço).

A questão não exige cálculo matemáticos, apenas a identificação de um documento financeiro, e o que deve ser feito com este.

Questão 2: Esta pergunta pede aos alunos que identifiquem um custo de entrega em uma fatura de roupas, associando que o termo delivery se refere justamente à taxa de entrega do produto.

Uma ideia é solicitar que os estudantes compartilhem os termos usados para tratar do mesmo assunto, e explicitar os termos que temos na fatura, como por exermplo a ideia do delivery.

Nenhum cálculo é necessário para resolver esta questão.

Questão 3: Esta questão pede aos alunos que interpretem um documento financeiro numa situação complicada que provavelmente ocorrerá na vida real. Os alunos são solicitados a calcular corretamente o valor devido, visto que a quantidade descrita na fatura está incorreta.

Dessa forma, os alunos devem fazer o cálculo inicialmente do valor pago pelas 2 camisetas + 1 calça jeans + 1 lenço ( 2 x 20 + 1 x 60 + 1 x 10 = 40 + 60 + 10 = 110) ou subtrair o valor da camiseta do total do valor das peças (130 - 20 = 110). A partir desse valor, calcular o valor do imposto (10% de 110 = 0,1 x 110 = 11) e somar o novo total sem impostos com o valor dos impostos e a entrega (110 + 11 + 10 = 131), encontrando assim o valor total da nova fatura.

Para resolver a questão, os alunos precisam interpretar informações financeiras numéricas e realizar alguns cálculos (somas, subtrações e cálculos de porcentagens simples) de maneira correta.

Caracterização da questão

Conhecimentos matemáticos

Questões relacionadas