Fatura
Sarah recebeu esta fatura pelo correio:
Belas Roupas Sarah Silva Avenida Brasil,179 Kensinton ZedLândia, 1123 |
Fatura número da fatura: 2034 Data de emissão: 28 de Fevereiro Belas Roupas Avenida 22 de Maio, 2003 ZedLândia, 5813 |
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Total excluindo impostos: Imposto (10%): Entrega: Total incluindo impostos: Já pago: Total: Data de Vencimento: |
130 reais 13 reais 10 reais 153 reais 0 reais 153 reais 25 de Março |
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Questão 1: Porque está fatura foi enviada a Sarah?
A. Porque Sarah precisa pagar o dinheiro para a Belas Roupas.
B. Porque a Belas Roupas precisa pagar o dinheiro para Sarah.
C. Porque Sarah pagou o dinheiro para a Belas Roupas.
D. Porque a Belas Roupas pagou o dinheiro para Sarah.
Questão 2: Quanto a Belas Roupas cobrou pelo delivery das roupas?
Questão 3: Sarah percebe que a Belas Roupas cometeu um erro na fatura: ela encomendou e recebeu duas camisetas, não três. A taxa de postagem é uma taxa fixa. Qual será o total da nova fatura?
Solução
Questão 1: A. Porque Sarah precisa pagar o dinheiro para a Belas Roupas.
Questão 2: 10 reais
Questão 3: 131 reais
Comentários
Questão 1: Esta questão solicita que os alunos entendam o que é uma fatura e o que se deve fazer com ela.
Para resolver a questão, os estudantes deverão saber o que deve ser feito quando recebem uma fatura.
Uma possivel interpretação equivocada seria o estudante imaginar que se trataria de uma nota fiscal, que é um documento emitido normalmente após o pagamento por um produto ser realizado. Por isso, seria interessante discutir com os alunos o significado de diversos tipos de documentos e suas funções, como faturas (indicativo de valor a ser pago), boletos (método de pagamento) e notas fiscais (documento que atesta legalmente a realização da venda de um produto ou serviço).
A questão não exige cálculo matemáticos, apenas a identificação de um documento financeiro, e o que deve ser feito com este.
Questão 2: Esta pergunta pede aos alunos que identifiquem um custo de entrega em uma fatura de roupas, associando que o termo delivery se refere justamente à taxa de entrega do produto.
Uma ideia é solicitar que os estudantes compartilhem os termos usados para tratar do mesmo assunto, e explicitar os termos que temos na fatura, como por exermplo a ideia do delivery.
Nenhum cálculo é necessário para resolver esta questão.
Questão 3: Esta questão pede aos alunos que interpretem um documento financeiro numa situação complicada que provavelmente ocorrerá na vida real. Os alunos são solicitados a calcular corretamente o valor devido, visto que a quantidade descrita na fatura está incorreta.
Dessa forma, os alunos devem fazer o cálculo inicialmente do valor pago pelas 2 camisetas + 1 calça jeans + 1 lenço ( 2 x 20 + 1 x 60 + 1 x 10 = 40 + 60 + 10 = 110) ou subtrair o valor da camiseta do total do valor das peças (130 - 20 = 110). A partir desse valor, calcular o valor do imposto (10% de 110 = 0,1 x 110 = 11) e somar o novo total sem impostos com o valor dos impostos e a entrega (110 + 11 + 10 = 131), encontrando assim o valor total da nova fatura.
Para resolver a questão, os alunos precisam interpretar informações financeiras numéricas e realizar alguns cálculos (somas, subtrações e cálculos de porcentagens simples) de maneira correta.
Caracterização da questão
- Conteúdo: Dinheiro e transações;
- Fonte: Relatório PISA 2024
Conhecimentos matemáticos
- Nenhum cálculo matemático é necessário para resolver a questão
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