Educação Financeira
a partir das questões do

Extrato Bancário

A cada semana, Sra. Rita transfere R$130,00 para a conta do banco de seu filho. Na Zedlândia, bancos cobram uma taxa por cada transferência. Sra. Rita recebeu esse extrato do seu banco em Novembro de 2011.

BANCO ZED
Extrato de: Sra. Rita Tipo de conta: Corrente
Mês: Novembro 2011 Número da conta: Z0005689
Data Detalhes da transação Crédito (R$) Débito (R$) Saldo (R$)
1-Nov Saldo Inicial 1780,25
5-Nov Salário 575,00 2355,25
5-Nov Transferência 130,00 2225,25
5-Nov Taxa de Transferência 1,50 2223,75
12-Nov Salário 575,00 2798,75
12-Nov Transferência 130,00 2668,75
12-Nov Taxa de Transferência 1,50 2667,25
13-Nov Retirada 165,00 2502,25
19-Nov Salário 575,00 3077,25
19-Nov Transferência 130,00 2947,25
19-Nov Taxa de Transferência 1,50 2945,75
26-Nov Salário 575,00 3520,75
26-Nov Transferência 130,00 3390,75
26-Nov Taxa de Transferência 1,50 3389,25
27-Nov Retirada 180,00 3209,25
27-Nov Retirada (Aluguel) 1200,00 2009,25
30-Nov Rendimento (Juros) 6,10 2015,35

Questão 1: Quanto foi o total das taxas cobradas pelo banco em novembro?

Solução

R$ 6,00

Comentários

Esta questão pede aos alunos que interpretem um documento financeiro, neste caso um extrato bancário. Os alunos devem identificar as taxas bancárias nesse extrato e realizar cálculos simples para obter o total de taxas cobrado.

O extrato apresentado é um pouco diferente dos padrões brasileiros. Caso você queira uma questão mais próxima do padrão praticado no Brasil, sugerimos a questão Extrato Bancário no Brasil. Apesar desse tipo de documento ser comum, ele pode ser um contexto novo para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O objetivo é fazer com que o aluno entenda como ler tal documento e compreenda o impacto dessas cobranças sobre o saldo final da conta. As taxas de transferência, por exemplo, são comuns no dia a dia e, quando somadas ao longo do mês, podem ter um peso significativo. Ao final da atividade, o aluno não só terá calculado o total dessas taxas, como também refletido sobre a importância de acompanhar seus próprios gastos e buscar alternativas para reduzir esses custos.

Essa questão abre uma excelente oportunidade para uma conversa mais ampla com a turma. É possível explorar estratégias que os alunos podem adotar para evitar tarifas excessivas, como optar por contas com menos taxas ou utilizar serviços que ofereçam isenções, podendo incentivá-los a desenvolver uma postura mais crítica e proativa em relação aos produtos financeiros que utilizam.

Caracterização da questão

Conhecimentos matemáticos

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