Justificativa deste projeto
O tema Educação financeira ganhou destaque apenas recentemente em discussões curriculares no Brasil e, por conta disso, ainda carece de propostas claras e estruturadas para a sala de aula.
Este projeto adota uma postura pragmática ao tomar como ponto de partida as questões publicadas no relatório do PISA publicado em 2024 sobre o desempenho dos diversos países participantes nas questões que abordaram o que eles chamam de financial literacy. Reconhecemos que questões de uma avaliação de larga escala não são criadas para servirem como material didático mas, ao mesmo tempo, admitimos que a existência de um conjunto relativamente grande de questões, organizadas e com comentários para o professor, pode ser um ponto de partida simples para professores que não receberam formação específica para tratar desse tema em sala de aula
Para isso, não apenas traduzimos as questões presentes no relatório (27, originalmente), mas também as adaptamos para o contexto brasileiro e incluímos comentários voltados para o professor. Além disso, complementamos essas questões com novas questões de natureza semelhante, visando cobrir lacunas que identificamos e situações que sejam particularmente interessantes para o contexto brasileiro ou que tratem de assuntos mais atuais relacionados ao tema.
Com isso, atingimos cerca de 40 questões, organizadas por blocos coesos e comentários para o professor. Acreditamos que este material pode sevir como um ponto de partida muito interessante para uma disciplina sobre Educação Financeira para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Também é importante salientar que, como tipicamente esse tema é visto como relacionado à Matemática, fizemos indicação explícita sobre quais questões exigem algum cohecimento específico dessa área do conhecimento. Nossa avaliação é de que um curso feito a partir deste material poderia ser oferecido por professores de outras disciplinas sem dificuldades.