Educação Financeira
a partir das questões do

Promoção de Black Friday

Léo está precisando de um aparelho de som em sua casa. Ele sai no mês de Outubro para procurar um aparelho e, após ver muitas opções, escolhe um modelo que custa R$ 2.000,00, mas ainda não faz a compra. Ao comentar com sua irmã, ela sugere que ele espere, porque em um mês vão ocorrer as promoções de Black Friday.

Após um mês, Léo retorna à loja e se depara com a seguinte promoção:

Questão: O que você pensa sobre a prática da loja em questão?


Realize uma pesquisa sobre ferramentas ou sites que possam ajudar consumidores a identificar quando o preço de um determinado produto realmente está mais barato.

Solução

Ambas respostas são opiniões pessoais dos alunos, mas se espera que o aluno seja crítico à prática da loja em questão, que exibe um falso desconto para atrair consumidores e enganá-los. Se espera também que, visto o comportamento antiético da loja, o aluno demonstre algum desejo de evitar a compra nesse estabelecimento, optando por lojas mais transparentes e confiáveis.

O objetivo da pesquisa é que os alunos tomem conhecimento de ferramentas que podem ajudá-los a comparar preços de diversos produtos em qualquer período do ano como, por exemplo, a ferramenta do site "Buscapé" que mostra a variação de preço de um produto em todas as épocas do ano.

Comentários

Essa questão tem como objetivo fazer os alunos refletirem sobre práticas comerciais enganosas e sobre os direitos do consumidor. É uma ótima oportunidade para abordar temas como: ética no comércio; conscientização dos direitos do consumidor, especialmente em períodos de promoção com grande apelo comercial, como a Black Friday; e a utilização de meios de comparar preços de produtos. O professor pode incentivar uma discussão sobre a importância de verificar a credibilidade das promoções e a necessidade de comparar preços antes de realizar uma compra.

Além disso, a atividade pode introduzir o conceito de "maquiagem de preço", que se refere a descontos divulgados não correspondem à realidade, aumentando artificialmente o valor de um produto para sugerir um desconto percentual grande. Vale salientar que existe, no Brasil, regulamentação que protege os consumidores contra propaganda enganosa (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 do Código do Consumidor). O aluno também pode ser incentivado a discutir como reconhecer práticas éticas e a importância da transparência no relacionamento entre empresas e consumidores.

Nenhum cálculo matemático é necessário para resolver esta questão.

Caracterização da questão

Conhecimentos matemáticos

Questões relacionadas