Educação Financeira
a partir das questões do

Extrato Bancário

A cada semana, Sra. Rita transfere R$130,00 para a conta do banco de seu filho. Na Zedlândia, bancos cobram uma taxa por cada transferência. Sra. Rita recebeu esse extrato do seu banco em Novembro de 2011.

BANCO ZED
Extrato de: Sra. Rita Tipo de conta: Corrente
Mês: Novembro 2011 Número da conta: Z0005689
Data Detalhes da transação Crédito (R$) Débito (R$) Saldo (R$)
1-Nov Saldo Inicial 1780,25
5-Nov Salário 575,00 2355,25
5-Nov Transferência 130,00 2225,25
5-Nov Taxa de Transferência 1,50 2223,75
12-Nov Salário 575,00 2798,75
12-Nov Transferência 130,00 2668,75
12-Nov Taxa de Transferência 1,50 2667,25
13-Nov Retirada 165,00 2502,25
19-Nov Salário 575,00 3077,25
19-Nov Transferência 130,00 2947,25
19-Nov Taxa de Transferência 1,50 2945,75
26-Nov Salário 575,00 3520,75
26-Nov Transferência 130,00 3390,75
26-Nov Taxa de Transferência 1,50 3389,25
27-Nov Retirada 180,00 3209,25
27-Nov Retirada (Aluguel) 1200,00 2009,25
30-Nov Rendimento (Juros) 6,10 2015,35

Questão 1: Quanto foi o total das taxas cobradas pelo banco em novembro?

Questão 2: As próximas transações foram as únicas realizadas entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro:

Qual será o seu novo saldo bancário no final do dia 3 de dezembro?

Solução

1) R$ 6,00 2) R$ 2.458,85

Comentários

Esta questão pede aos alunos que interpretem um documento financeiro, neste caso um extrato bancário. Os alunos devem identificar as taxas bancárias nesse extrato e realizar cálculos simples para obter o total de taxas cobrado.O exercício exige atenção aos detalhes e não só reforça a importância de monitorar as próprias finanças, mas também destaca o impacto que pequenas cobranças podem ter no saldo bancário ao longo do tempo.

O extrato apresentado é um pouco diferente dos padrões brasileiros. Caso você queira uma questão mais próxima do padrão praticado no Brasil, sugerimos a questão Extrato Bancário no Brasil. Apesar desse tipo de documento ser comum, ele pode ser um contexto novo para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O objetivo é fazer com que o aluno entenda como ler tal documento e compreenda o impacto dessas cobranças sobre o saldo final da conta. As taxas de transferência, por exemplo, são comuns no dia a dia e, quando somadas ao longo do mês, podem ter um peso significativo. Ao final da atividade, o aluno não só terá calculado o total dessas taxas, como também refletido sobre a importância de acompanhar seus próprios gastos e buscar alternativas para reduzir esses custos. A resposta correta da questão 2 é R$ 2.458,85, que é resultado da soma do saldo final de novembro com as transações descritas para o dia 3 de dezembro (R$ 2.015,35 + R$ 575 - R$ 130 - R$ 1,50). No entanto, a questão permite atribuir crédito parcial para respostas que estejam dentro de uma margem de erro aceitável, como de R$ 2.458 a R$ 2.459, contemplando pequenos erros de arredondamento ou de transcrição, ou para os alunos que esquecerem de considerar a taxa de transferência (R$ 2.460,35 ou R$ 2.460).

Essa questão abre uma excelente oportunidade para uma conversa mais ampla com a turma. É possível explorar estratégias que os alunos podem adotar para evitar tarifas excessivas, como optar por contas com menos taxas ou utilizar serviços que ofereçam isenções, podendo incentivá-los a desenvolver uma postura mais crítica e proativa em relação aos produtos financeiros que utilizam, e é uma excelente oportunidade para discutir com os alunos a importância de prestar atenção às taxas bancárias e ao impacto que essas cobranças podem ter no saldo final. Além disso, esta discussão também pode ser aproveitada para incentivar a reflexão sobre como pequenas variações nos cálculos podem se acumular ao longo do tempo, levando a diferenças significativas.

Caracterização da questão

Conhecimentos matemáticos

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